Inovação, Sustentabilidade e criatividade no uso de resíduos

Os projetos desenvolvidos pelo pesquisador Julio Rezende no semiárido brasileiro mostram formas criativas de uso materiais que são considerados resíduos como garrafas de vidro, garrafas PET, pneus, corpos de prova, entre outros materiais.

A iniciativa está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos que desafia as prefeituras a encontrarem soluções criativas para a destinação dos resíduos.

Considera-se que os resíduos quando em quantidade se tornam elementos construtivos que podem ser utilizados por prefeituras, escolas, associações, comunidades para a construção de bens de utilidade públicas como instalações diversas, atrativos turísticos, espaços educativos e públicos como praças.

No Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) o visitante pode conhecer várias experiências criativas com resíduos.

A seguir vê-se imagem de casa feita com garrafas PET.

Figura 1 - Casa feita com garrafas PET


Um dos projetos que se pode observar no Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) é a casa feita com Long Neck.

O projeto da casa construída com garrafas Long Neck foi desenvolvida como parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Luiz Vaz do curso de Engenharia da Produção da UFRN. A obra ao final teve um valor orçado em R$ 6 mil para uma área de 20 m2, com um valor aproximado de R$ 300,00 por m2.
As imagens a seguir ilustram visita de um grupo de estudantes e comunidad, atividade que é realizada no local frequentemente.

Figura 2 - Ambiente interno Casa com Long Neck


Figura  3 - Ambiente interno Casa com Long Neck


A seguir vê-se imagem de casa que está sendo construída com o uso de pneus.

Figura 4 - Casa feita com o uso de pneus



Mais informações podem ser obtidas com o professor Julio Rezende - 84 99981-8160, E-mail: juliofdrezende@hotmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog