Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS)



O Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) funciona na zona rural de Caiçara do Rio do Vento (RN) na BR 304 a 100 km da cidade de Natal. No local há infraestrutura de suporte como auditório, refeitório e hospedagem.

O Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) é um projeto que tem o propósito de ser um espaço para o desenvolvimento de pesquisas de sustentabilidade voltadas ao convívio com a mudança climática no semiárido nordestino.

A aproximação com o sertão envolve organizações e pesquisadores identificarem o que pode ser pesquisado de modo a se promover uma maior sustentabilidade ambiental, econômica e social no sertão.

No campo da engenharia, busca-se dar suporte à adaptação junto a fenômenos climáticos severos e adversos da Mudança Climática.

Alguns projetos em desenvolvimento no NUPECS são:
- Casa com PET;
- Casa com garrafas de vidro;
- Centro de Educação e Cultura Sustentável;
- Experimento em Arquitetura Orgânica;
-Museu de Sustentabilidade do Semiárido;
-Tecnologias de armazenamento de água;
-Tecnologias sustentáveis de layout do espaço físico;
-Tecnologia de combate a processos erosivos;
- Mirante do carcará;
- Mars Habitat.

Todos os referidos tópicos são de grande importância de aprendizado para estudantes, pesquisadores e professores que possuem interesse no tema da SUSTENTABILIDADE

O que é observado no NUPECS traz aprendizados nas áreas de SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS SOCIAIS, RECICLAGEM, CONSTRUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E TURISMO RURAL.

Mais informações sobre o Núcleo de Pesquisa em Economia Cultural e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) podem ser obtidas em: http://www.NUPECSufrn.blogspot.com.

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Departamento de Engenharia da Produção
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
www.juliorezende.com
84 99986-9173/ 84 99981-8160.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inovação, Sustentabilidade e criatividade no uso de resíduos